Logo Genom

Saúde e Bem-Estar

Doença da córnea

Ceratocone... Você sabe o que é?

Vista embaçada e visão distorcida? Atenção, não coce os olhos, pode ser ceratocone... Mas você sabe o que é?

Vista embaçada e visão distorcida? Quando estamos com a vista embaçada, é comum esfregarmos os olhos na tentativa de melhorar a visão, não é?

Mas vista embaçada e visão distorcida são os principais sintomas do ceratocone, uma doença em que a córnea fica irregular e assume a forma de um cone.

A condição pode ser assintomática na fase inicial, mas em geral, provoca aumento da miopia e astigmatismo, que levam à necessidade de troca frequente do grau dos óculos. Geralmente tem início na adolescência, afeta um pouco mais mulheres do que homens e evolui até por volta dos trinta e poucos anos, quando se estabiliza.

O ceratocone geralmente não dói e não deixa o olho vermelho, mas pode coçar se houver alergia associada, o que é frequente. Mas coçar só piora o quadro. Por isso, se os olhos coçam e a visão fica borrada, consulte seu oftalmologista, pois para um diagnóstico correto são necessários um exame oftalmológico completo e exames complementares para melhor avaliação da córnea.

A educação do paciente e da família são aspectos fundamentais do tratamento, feito de acordo com o estágio da doença, e vai desde a prescrição de óculos até cirurgia nos casos mais avançados.

Fonte: Tudo sobre ceratocone – (consulta realizada em out/18 - http://www.tudosobreceratocone.com.br)


Veja mais...