Logo Genom

Saúde e Bem-Estar

DMRI

Perdeu o foco?

DMRI, é uma das principais causas de perda da visão após os 60 anos de idade e provoca uma alteração da visão central

A Degeneração Macular Relacionada à Idade, ou simplesmente DMRI, é uma das principais causas de perda da visão após os 60 anos de idade e provoca uma alteração da visão central que pode dificultar atividades como a leitura. Estão mais sujeitos a desenvolver a DMRI os fumantes, os obesos e as pessoas de pele e olhos claros (azuis ou verdes) e que se expõem à radiação solar sem a proteção de lentes com filtros UVA e UVB.

A DMRI afeta a área central da retina, chamada de mácula, e pode evoluir de forma muito lenta, portanto o diagnóstico algumas vezes é feito pelo oftalmologista mesmo antes dos primeiros sintomas aparecerem, daí a importância de consultas regulares, no máximo a cada dois anos, a partir dos 50 anos.

Cerca de 90% dos portadores de DMRI apresenta a forma seca (ou não exsudativa), que apesar de menos agressiva, só pode ser tratada na atualidade com o uso de suplementos vitamínicos específicos, que tem o objetivo de retardar a perda visual.

Os outros 10% apresentam a forma úmida (ou exsudativa), caracterizada pelo desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais sob a retina (Membrana Neovascular Sub-retiniana) que pode levar a uma perda severa da visão e seu tratamento pode incluir o uso de drogas injetadas dentro do olho ou procedimentos cirúrgicos.

Por ter um caráter irreversível é importante o diagnóstico precoce para que os cuidados adequados possam ser instituídos, visando minimizar os efeitos da doença e garantir uma boa qualidade visual por mais tempo.

Fonte: Médico Oftalmologista – Dr. Raul Zambello



Veja mais...