Por isso, se protegermos corretamente a pele da criança e do adolescente com filtro solar estaremos evitando os cânceres de pele, as manchas e as rugas precoces no adulto.
A afirmação acima foi conclusão de um estudo feito pela Academia Americana de Dermatologia, no qual se concluiu também, que o sol é o responsável pelo surgimento das manchas em nosso corpo. Só ele, e mais ninguém.
É claro que existem as sardas, por exemplo, que surgem naqueles que têm tendência genética. Mas o sol também pode causar seu surgimento. As manchas senis, aquelas que surgem no dorso das mãos, e que relacionamos com mãos de pessoas idosas, também são consequência de uma exposição solar ao longo da vida. Já as pintas, ou nevos pigmentados, podem aparecer no nascimento ou surgir com o passar dos anos. As pintas merecem extremo cuidado pelo fato de que podem sofrer processos de alteração de tamanho, cor ou forma, ou ainda, sangrar espontaneamente, coçar, ferir e inflamar, se tornando então, malignas.
É muito importante que se perceba se a pinta está crescendo. Isso é sinal que ela também pode estar progredindo em profundidade e não ser uma pinta comum, e sim, um melanoma, com risco de causar metástases. Segundo a dermatologista Luci Magalhães “todo sinal na região palmar e plantar deve ser retirado com incisão cirúrgica e exame histopatológico, bem como sinais e manchas muito escuros (hiperpigmentado) em qualquer parte do corpo”.
Todo o cuidado é pouco quando se trata de câncer de pele. Ele é o mais comum entre todos os tipos de cânceres. É um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal, dando origem a um novo tecido (neoplasia).
Uma de suas principais causas pode ser facilmente evitada: com proteção solar adequada! Seja prudente!
Equipe Bem Star
Copyright © 2024 União Química. Todos os direitos reservados.