Nossas pálpebras e cílios funcionam para proteger a superfície ocular e produzir um filme lacrimal saudável. Mantê-las limpas é vital, tanto no dia a dia, como durante o tratamento dos sintomas de olho seco e na prevenção de infecções e/ou inflamações. Seja para a limpeza diária das pálpebras e cílios ou o tratamento de condições inflamatórias específicas dessas estruturas, há uma variedade de produtos projetados para promover a higiene adequada e manter a saúde ocular.
A blefarite é uma condição na qual as pálpebras estão inflamadas, ficando avermelhadas e doloridas, e os cílios, cheios de crostas. Muitas vezes, a blefarite é causada pelo crescimento excessivo de bactérias nas pálpebras, levando a uma reação inflamatória, à quebra do filme lacrimal e à piora dos sintomas do olho seco.
A blefarite (aqui incluindo a meibomite, uma inflamação das glândulas de Meibomio, responsáveis pela produção de parte do filme lacrimal) e os olhos secos geralmente ocorrem ao mesmo tempo, consequentemente causando confusão se o olho seco causa blefarite ou se a blefarite causa olho seco.
Isso acontece com tanta frequência que agora alguns pesquisadores e oftalmologistas acreditam que essas duas condições podem fazer parte de um único problema ocular crônico chamado síndrome da blefarite do olho seco (DEBS). Segundo os defensores dessa teoria, o olho seco é simplesmente a manifestação tardia da blefarite, e o tratamento da blefarite também irá prevenir, reduzir ou eliminar os sintomas do olho seco.
Prevenir a blefarite requer cuidadosa higiene da região ao redor dos olhos e manutenção adequada desse processo de limpeza. Blephagel® e colírios lubrificantes formam um sistema de limpeza que atua para remover completamente todos os vestígios de maquiagem, excesso de oleosidade, resíduos de poluição ou do ambiente de trabalho e até alérgenos, deixando as pálpebras e cílios limpos e reduzindo o risco de desenvolver blefarite. Blephagel® é, portanto, uma ótima opção, que oferece conveniência para a higiene, sendo as compressas que o acompanham de uso único, e que pode ser usado diariamente para manter saudáveis as margens dos cílios e as pálpebras, combatendo o crescimento excessivo de bactérias e a oleosidade excessiva dessa região.
O oftalmologista também pode recomendar suplementos nutricionais, como L-Caps, que contém ômega 3, vitaminas e micronutrientes, para ajudar a manter saudáveis as glândulas meibomianas e os olhos úmidos e confortáveis. O uso regular de um sistema de limpeza como Blephagel® e colírios lubrificantes como Lacrifilm® e Hyabak®, bem como a atenção à manutenção de toalhas de rosto, aplicadores de maquiagem e fronhas limpas, ajudam a combater as bactérias das pálpebras responsáveis pela blefarite.
Copyright © 2024 União Química. Todos os direitos reservados.